Você sabe onde, por quem e do que é feita sua roupa?

SLOWING_DOWN_FAST_FASHION
Trailer do documentário Slowing Down Fast Fashion

Você já assistiu ao documentário “The True Cost”? Ele desvenda os bastidores da indústria da moda, principalmente do fast fashion e seus riscos ao meio ambiente e as pessoas. Se ainda não viu, precisa ver e o melhor, está disponivel no NetFlix ;).

Outra ótima novidade, é estreia em junho de um novo documentário, intitulado “Slowing Down Fast Fashion”, que aborda o mesmo tema. Dessa vez o diretor do filme é o baixista da banda Blur, Alex James.

O músico resolveu fazer esse filme porque acredita que quanto mais entendermos e nos informamos a respeito de nossas roupas, melhores escolhas faremos. “O barato não significa, necessariamente, bom investimento. É incrível como sabemos muito pouco sobre como as roupas são feitas, de onde elas vem e por quem são feitas”, afirma Alex James.

No filme, James tem a missão de aprender sobre o fast fashion e as possibilidades disponíveis para a pela moda sustentável. Ele entrevista a Elizabeth Klein, que já foi viciada em compras, e juntos visitam várias lojas com o objetivo de investigar e buscar informações a respeito de quais materiais são utilizados, onde foram feitas e a que preço são vendidas as roupas. “Nós fomos treinados a achar que pagar mais é um assalto, quando a única razão pela qual eles podem cobrar tão pouco por essas roupas é porque vendem muito e os trabalhadores que as produzem ganham muito pouco demais”, explicou Elizabeth.

Além de questões como produção desenfreada, busca de materiais de baixo custo e preços baixíssimos, James também entrevista a psicóloga Pamela Nell sobre os hábitos de consumo das pessoas hoje em dia. Para ela, esse tipo de compras é quase como uma droga e vicia do mesmo jeito. A sensação de satisfação passa rapidamente, o que leva a pessoa a sair para comprar mais e mais,  gerando um ciclo vicioso.

“Slowing Down Fast Fashion” também aborda o uso de material sintético e como isso gera um impacto negativo para o meio ambiente. Entre uma de suas experiências, James, coloca fogo em dois suéteres, um de lã e outro de fibra acrílica. O de lã fica apenas com um buraco enquanto o sintético queima-se por inteiro.

Outra experiência apresentada no filme é da ONG Campaign for Wool. Seu patrono, Príncipe Charles, enterrou dois suéteres no jardim de sua casa em Londres, em 2014: um de lã e outro de fibras sintéticas. No filme, ele desenterra as peças e vê que o suéter de lã se decompôs, enquanto o sintético permanece intacto.

Dá para imaginar o impacto que geramos ao jogar fora uma quantidade altissíma de roupas todos os anos e, especialmente roupas de baixa qualidade? É triste pensar que esse lixo não se decompõe e que como consequência estamos causando danos irreversíveis ao planeta.

“Esperamos que esse filme incentive o maior número possível de pessoas a pensar sobre o que estão usando. Não escolher as peças apenas por ser bonita, mas entender do que é feita, o que acontecerá quando for descartada e se ambientalmente vale a pena. Queremos que as pessoas abram os olhos. Elas podem achar que é fibra natural, mas devem sempre partir do princípio de que não é. Com sorte, nossa iniciativa vai fazer com que as pessoas pensem mais em compras de investimento e qualidade”, comentou o porta-voz da produtora que fez o documentário.

O filme estreará no Festival de Filmes de Moda de Berlin em junho e será lançado oficialmente para o público no final do ano, juntamente com a Wool Week (semana da lã) promovida pela ONG The Campaign for Wool.

Assista o trailer (em inglês): https://vimeo.com/163551947

As Ongs The Campaig Wool e Fashion Revolution apoiaram o filme.

Saiba mais em: The Campaig for Wool ; Fashion Revolution


Referências:

http://wwd.com/eye/parties/fashion-designers-brands-slowing-down-fast-fashion-documentary-vivenne-westwood-christopher-raeburn-10417082/

http://juliapetit.com.br/moda/alex-james-lanca-documentario-sobre-consumo-consciente-e-males-do-fast-fashion

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s