Lavanderia Inteligente: saiba como preservar suas roupas e o meio ambiente

laundry-413688

Você sabia que 58% de todo impacto ambiental da vida de uma peça acontece depois que você leva para casa?

A boa notícia é que está nas suas mãos reduzir esses impactos e fazer a diferença. Abaixo listamos algumas dicas que são bem simples de adotar 🙂

LAVAGEM

Lave suas roupas com menos frequência: Você não estará apenas economizando água e detergente, suas roupas também vão durar muito mais. Lave apenas quando for realmente necessário.

As máquinas de lavar não são econômicas, por isso, evite usar processos completos oferecidos por elas, pois essas opções gastam uma quantidade excessiva de água. Também escolha a lavagem com água fria ou morna (muitas máquinas consomem ainda mais energia para esquentar a água no processo).

É importante sempre verificar as instruções indicadas na etiqueta de composição de suas peças. Alguns tecidos são mais fáceis de limpar que outros. A lã, por exemplo pode ser facilmente limpa apenas com o vapor do chuveiro gerado por nosso banho, sem necessidade de entrar em contato direto com a água e sem uso de produtos.

Lavar roupas íntimas e delicadas à mão ajuda na durabilidade das peças e a diminuir gasto de água.

Outra dica é escolher sabões, detergentes e amaciantes menos nocivos ao meio ambiente. Usar bicarbonato de sódio junto com seu sabão em pó potencializará o poder de limpeza. Adicione umas 3 colheres de sopa no ciclo, (ele também ajuda a tirar cheiros ruins que ficam impregnados e a clarear os tecidos brancos), assim você precisa de menos quantidade de produto.

SECAGEM

Evite usar a secadora: Prefira estender suas roupas em um varal e deixá-las secar naturalmente. Tente não utilizar pregadores que costumam marcar as roupas. o  melhor seria pendurá-las em cabides ou deixar a peça dobrada pela metade na própria cordinha do varal. Reduzir o uso da secadora ajuda a minimizar o nível de emissão de gases na atmosfera, além de eliminar a necessidade de passar peças como calça jeans e camisetas.

PASSADORIA

Evite altas temperaturas e vapor quando não for necessário e sempre siga as instruções da etiqueta para evitar danos à peça e economizar energia.

Tecidos sintéticos como poliéster 100%, poliamida e acrílico não precisam ser passados. Enquanto algodão, linho e viscose devem ser tratados com cuidado em temperaturas baixas ou médias.

JEANS

Você sabia que uma calça jeans pode ser usada em torno de 10 vezes antes de ser lavada? Outra dica é colocá-la em um saco e congelá-la! Deixe seu jeans no freezer por um dia ou dois e isso matará as bactérias e reduzirá cheiros.

Viu como é fácil?

Fazer escolhas inteligentes e adotar mudanças simples em sua rotina não somente ajudará a minimizar os impactos gerados, mas também fará suas roupas durarem mais e, assim, adiar seu descarte.


Referências

https://www.thereformation.com/whoweare#laundryTime

http://www.insectashoes.com/blog/lava-seca-e-passa-minimize-o-impacto-dessa-rotina/

http://www.umanosemlixo.com/2015/02/os-tres-essenciais-para-uma-casa.html

http://www.heddels.com/2012/01/when-should-i-wash-my-jeans-a-rough-guide/

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s