Nesse Natal escolha consumir menos

 46_post_blog

No meio da correria típica de final de ano, compras por impulso são muito comuns e, para evitarmos um Natal cheio de excessos é importante consumirmos com consciência, escolhendo melhor e analisando se de fato aquele produto ou serviço é realmente necessário.

Ainda mais agora que estamos enfrentando uma crise econômica, não faz sentido gastar  dinheiro que não temos com coisas que não precisamos. Segundo uma pesquisa realizada pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil) e pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) em todas as capitais do país, os consumidores vão gastar menos com presentes porque precisam economizar. A pesquisa relata que aproximadamente 137 milhões de brasileiros devem presentear alguém neste Natal sendo o gasto médio por presente de R$ 109,81, uma queda de 5,3% em relação ao ano passado.

E dá para aproveitar essa época sem comprar tanto, certo?! Com algumas simples mudanças conseguimos consumir melhor, evitar o desperdício – de dinheiro e recursos – e, claro, aproveitar muito ao lado da família e amigos.

O Instituto Akatu preparou algumas dicas para colocar em prática o consumo consciente e sustentável para as festas de final de ano. Separamos algumas, mas você pode conferir a lista completa aqui. Inspire-se e Boas Festas!

  • O valor do presente pode estar muito mais relacionado à sua criatividade e significado do que ao preço. Invista em projetos DIY – faça você mesmo – e/ou incentive comunidades locais comprando produtos artesanais, de produtores independentes e do comércio local;
  • Pesquise bem antes de comprar, procure fabricantes ambientalmente responsáveis, informe-se sobre como são feitos e por quem são produzidos. Valorize marcas que comprovadamente praticam a responsabilidade socioambiental;
  • Doar peças que estão esquecidas no guarda-roupa, organizar bazares de trocas entre amigos e a comunidade é uma ótima forma de dar um melhor uso às peças que já não utilizamos mais;
  • Grande parte do lixo produzido no Brasil é formado por embalagens e isso causa um grande impacto ao meio ambiente, por isso, evitar a geração desnecessária de resíduos é fundamental. Procure utilizar embalagens mais simples e que possam ser reutilizadas. Na hora do descarte, encaminhe o material para reciclagem.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s